Escócia e Brasil
A jovem pianista, compositora e arranjadora mineira Luísa Mitre encontra a veterana Maggie Nicols, escocesa cantora da banda experimental Women’s Improvising Group, para discutir o cenário da música instrumental, tradicionalmente marcado pela presença masculina, tanto nas composições quanto nas gravações e nos palcos.
Maggie Nicols criou a Women’s Improvising Group, nos anos 1970, como resposta a um festival inglês cujas bandas só tinham integrantes homens. Luísa Mitre montou o repertório de seu último disco, “Oferenda”, exclusivamente com músicas compostas por mulheres – Marcela Nunes, Léa Freire e a própria Luísa – com o intuito, segundo ela, de dar visibilidade e incentivo ao trabalho feminino.
Tanto Luísa Mitre quanto a Women’s Improvising Group vão tocar no Sesc Jazz.
–
Mediação: Inti Queiroz, linguista, produtora cultural na Casa das Caldeiras, curadora do Festival PIB – Produto Instrumental Bruto e pesquisadora de políticas culturais. É doutora em filologia e língua portuguesa pela USP, com pesquisa na área de análise do discurso dialógico e filosofia da linguagem e da cultura.
Com tradução simultânea.