Volta ao mundo em 81 shows

03.10.2019

Nascido nos Estados Unidos, o jazz se espalhou pelo mundo e, desde então, assume diversas roupagens. Pensando nessa diversidade, esta edição do Sesc Jazz recebe 81 shows, de 26 grupos, de 12 países diferentes, que reinventam o gênero com novas sonoridades e influências.

Solos em outras escalas

Enquanto os espanhóis María Toro & Chano Domínguez incorporam a tradição flamenca, o tunisiano Dhafer Youssef utiliza o oud – instrumento de corda típico do Oriente Médio – e se inspira na música indiana em suas composições.

O jazz também se encontra com a música húngara nas mãos do saxofonista Kristóf Bacsó que, ao lado de seu trio, se apresenta pela primeira vez no Brasil.

A viagem sonora do Sesc Jazz também faz escala na Ásia, com o trompetista isaraelense Avishai Cohen Big Vicious e sobrevoa o Caribe, com os cubanos Yissy García & Bandacha e Arturo Sandoval. Além disso, no show da Women’s Improvising Group, você ouve ao mesmo tempo instrumentistas do Brasil, Reino Unido, Suiça, Suécia e Estados Unidos.

Viagem sonora

O mapa abaixo mostra a origem dos 26 grupos que irão se apresentar no festival. Clicando nos pontos, você conhece um pouco mais de cada um, suas histórias e influências.



Texto: Alexandre Leopoldino, editor web do Sesc Guarulhos.
Informações do Google Maps: Lilian Ambar, editora web do Sesc Sorocaba e Marcel Verrumo, editor web do Sesc Pompeia.
Edição: Carol Vidal, coordenadora do conteúdo online do Sesc Jazz e editora web do Sesc Avenida Paulista.

Agenda

Compartilhe