Música e espiritualidade

20.10.2019

Veterano Marshall Allen explica a Jonathan Ferr a importância de deixar fluir a sonoridade que está na essência de cada um

De um lado, o integrante mais experiente da Sun Ra Arkestra, o norte-americano Marshall Allen, saxofonista e flautista de 95 anos. Do outro, o pianista carioca Jonathan Ferr, 32, representante brasileiro do afrofuturismo, fortemente influenciado pelo legado da banda fundada pelo músico Sun Ra (1914-1993), considerada precursora desse movimento que mescla tradições africanas com ficção científica para rever a história do povo negro e criar novas narrativas.

O músico Sun Ra – Herman Poole Blount ou Le Sony’r Ra.

O Ponto Digital promoveu o encontro de Ferr com Allen nos bastidores do Sesc Pompeia, entre a passagem de som e o show da Sun Ra Arkestra no Sesc Jazz 2019. Allen explicou para Ferr como o artista é capaz de tocar o público quando deixa fluir a música que está na sua essência, sob improviso e carregada de espiritualidade.

O encontro entre membros da Sun Ra Arkestra, Jonathan Ferr e
o baixista Facundo Estefanell no camarim do Sesc Pompeia. Foto: Carol Vidal.

“Somos quem somos, mas isso exige uma música do espírito”, disse Marshall Allen a Jonathan Ferr. “Então, eu toco a música para o seu bem-estar e isso me faz bem.”


Vídeo: Carol Vidal, Marcel Verrumo, Gustavo Ramos e Mari Carvalho.
Edição da matéria: Livia Deodato, Julio Adamor e Carol Vidal.

Agenda

Compartilhe