Mulheres na música: pioneiras e protagonistas

28.10.2019

Luísa Mitre Quinteto no Sesc Pompeia

Tem mulher também no jazz e na música instrumental. A segunda edição do Sesc Jazz, além de trazer bandas com líderes mulheres, como o quinteto de Luísa Mitre,  Yissy Garcia e Terri Lyne Carrington, fez história com a apresentação inédita do Women’s Improvising Group.

Além dos shows, como parte das ações educativas do festival, o debate Mulheres Compositoras no Jazz e Música Instrumental, que aconteceu no dia 23/10, no Sesc Pompeia, levantou questões como: o que ja avançou e o que ainda falta para as mulheres terem mais presença no cenário da música e quais os preconceitos e dificuldades que as mulheres ainda têm de enfrentar para conseguirem espaço e serem respeitadas no meio.

O Ponto Digital esteve no dia e entrevistou a pianista, compositora e arranjadora mineira Luísa Mitre e a veterana Maggie Nicols, escocesa cantora da banda experimental Women’s Improvising Group que compartilharam suas experiências abrindo caminhos para aumentar a representatividade das mulheres na música. Veja no vídeo:

Pioneiras na improvisação livre

“A improvisação alcança, rompe barreiras, desafia fronteiras. Música é sobre libertação, jazz é sobre libertação, é essa palavra que deve-se concetrar.” Maggie Nicols

Maggie Nicols (voz) e Mariana Carvalho (piano). Foto: Carol Vidal.

O Women’s Improvising Group foi criado em 1977 em Londres, na Inglaterra, em resposta ao lineup do festival Music in Socialism, que só tinha bandas formadas por homens. Incomodada, a escocesa Maggie Nicols, junto com a inglesa Lindsay Cooper (1951-2013), convocou outras mulheres para formar um grupo de livre improvisação. Elas tocaram no festival em Londres e fizeram muitas turnês pela Europa, com o nome de FIG – Feminist Improvising Group.

Pôster (c) Lindsay Cooper

Na formação original estavam: Angèle Veltmeijer, sax; Annemarie Roelofs, voz; Cathy Williams, voz; Corinne Liensol, trompete; Françoise Dupety, voz; Frankie Armstrong, voz; Georgie Born, baixo, guitarra, violoncelo; Irene Schweizer, piano, bateria; Lindsay Cooper, fagote, oboé, sax; Maggie Nicols, voz e Sally Potter, voz, sax tenor.

Em 1983, o nome do grupo mudou para European Women’s Improvising Group (EWIG).

Le Monde, 14 September 1978
Women’s Improvising Group no teatro do Sesc Pompeia. Foto: Carol Vidal.

Nas apresentações inéditas do Sesc Jazz, o Women’s Improvising Group teve a seguinte formação: Maggie Nicols (voz), Charlotte Hug (voz e viola), Caroline Kraabel (voz e saxofone alto), Matilda Rolfsson (percussão), Sarah Gail Brand (trombone), Mariá Portugal (bateria), Joana Queiroz (clarinete e clarone), Bella (eletrônicos), Nanati Francischini (guitarra) e Mariana Carvalho (piano).


Vídeo: Carol Vidal e Marcel Verrumo, editor web do Sesc Pompeia.
Matéria: Carol Vidal, coordenadora do conteúdo online do Sesc Jazz.

Agenda

Compartilhe